Home » Notícias » Fenaspen promove curso de formação sindical para Agentes Penitenciários do Brasil em Pernambuco

Fenaspen promove curso de formação sindical para Agentes Penitenciários do Brasil em Pernambuco

Por: Redação
Publicada em 28/07/2015 às 17:50
Share Button
IMG-20150727-WA0047

Durante os dias 27,28 e 29 de julho, acontece em Pernambuco o Primeiro Curso de Formação Sindical para Dirigentes Sindicais do Sistema Penitenciário Brasileiro.

O evento, organizada pela Fenaspen (Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários), pretende capacitar 43 integrantes de 14 estados do país (PE, CE, PB, BA, RN, PI, AL, MT, MS, AP, GO, ES, MG e SP). Da região nordeste, composta por nove estados da federação, sete estão sendo representados no curso de formação.

No primeiro dia de formação, a palestra foi ministrada pelo filósofo, professor e jornalista, Sebastião Soares. Presidente da Agência Social e Secretário de Negociação Coletiva da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), Sebastião enfatizou seus comentários na história, trazendo o início dos movimentos sindicais, as crises no sindicalismo nacional e internacional, as origens dos primeiros sindicatos e o que demanda crise nos dias atuais.

Após intervalo, o curso seguiu com o professor Sebastião que contou com a participação do promotor da Vara de Execuções Penais de Pernambuco e Membro do Conselho Nacional de Política Criminal, Marcellus Ugiette. O promotor deixou claro a importância dos movimentos sindicais, da luta pelo fortalecimento da categoria e de como proceder para conseguir dialogar da melhor forma possível com prefeitura e governo.

O presidente do Sindasp-PE, João Carvalho, reafirmou essa importância para categoria e como isso transforma alguns pontos dentro do sistema prisional. “Quando o agente penitenciário está bem preparado para o trabalho, tanto fisicamente, quanto bem formado, as coisas mudam de figura dentro dos presídios e penitenciárias. Precisamos realizar mais capacitações para garantir, até mesmo, a integridade dos nossos associados”, comentou João Carvalho.

Fernando Anunciação, presidente da Fenaspen, responsável por trazer para o estado de Pernambuco o curso, ressaltou que “é necessário realizar esse tipo de atualização para categoria. Isso demonstra desejo de fortalecimento para as lutas sindicais”. Fernando também falou das transformações ao longo do tempo.

“Muita coisa mudou na mente dos agentes penitenciários. São perceptíveis as transformações que aconteceram ao longo do tempo. Nossos representantes, os 14 estados aqui presentes, vão sair daqui bem preparados”, comentou o presidente da Fenaspen.

O Curso de Formação Sindical segue até amanhã (29). Os participantes receberão certificado de conclusão com 32 horas de participação nestes três dias de palestras e troca de conhecimentos.

Share Button